[GUFSC] Re: Informática !!!

Ricardo Grützmacher gufsc@das.ufsc.br
Fri, 08 Nov 2002 05:00:52 -0200

Olá Mauro,

O Grupo de Usuários de Software Livre da UFSC
(www.softwarelivre.ufsc.br) trabalha na busca de alternativas *livres*
para softwares de cunho científico e tecnológico.

Por software livre entende-se um software que fornece a você, um usuário
em particular, plenas liberdades de uso, modificação, cópia e publicação
de versões modificadas.

Apesar de muitos de nós utilizarmos o sistema operacional GNU/Linux (às
vezes equivocadamente referenciado apenas como `Linux'), não é apenas
sobre isto que nós tratamos. Nosso foco está nas aplicações.

Muitos aplicativos *livres* não são dependentes do sistema operacional
GNU/Linux. A maioria deles também possuem versões disponíveis para Windows.

Linux é o kernel do sistema operacional GNU/Linux. Linux não é um
programa de matemática.

Entendo que você está interessado em aplicativos *livres* voltados para
Matemática Computacional.

Aqui na UFSC os aplicativos mais usados como substitutos para
MatLab/Maple/Mathematica em pesquisa e ensino  são:

Octave (clone do MatLab 4.2, roda arquivos .m até esta versão)
http://www.octave.org/
(O Octave usa o GNUPLOT para gerar gráficos  -> http://www.gnuplot.info)

Scilab
http://www-rocq.inria.fr/scilab/

Maxima
http://maxima.sourceforge.net/

Quanto a um substituto para o MathCad eu desconheço, mas talvez alguém
da nossa lista de discussão
(http://www.das.ufsc.br/mailman/listinfo/gufsc) saiba de algum programa
análogo.

O ponteiro abaixo é um sistema de busca de aplicativos científicos para
GNU/Linux. Ele lista tanto programas livres como proprietário. Nosso
interesse está voltado apenas aos programas livres, particularmente os
licenciados sob GPL.

Scientific Applications on GNU/Linux
http://sal.kachinatech.com/

Nós mantemos uma lista de ponteiros úteis em
http://www.softwarelivre.ufsc.br/modules.php?name=Web_Links

Se você tiver dúvidas no uso destes programas sugiro assinar a nossa
lista. Existem vários assinantes que tem conhecimento nestes softwares.

Boa sorte,

Ricardo.