[GUFSC] Graduação Livre em 26/05/2002 - Uso de software livre na UFSC

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Fri, 31 May 2002 17:34:59 +0000

Olá,

Aqui está meu relatório da segunda participação do GUFSC na aula de
Fundamentos da Estrutura da Informação em 26/05.

A aula começa sempre às 10h10min da manhã, porém desde as 8h da manhã eu
estive ajudando na clonagem e configuração dos sistemas GNU nas máquinas
da sala 5. Infelizmente não foi possível completar todas as máquinas até
a hora de iniciar a aula.

Ao começar a aula expliquei aos alunos que devido a proposta de esta
disciplina não utilizar software proprietário, todas as máquinas seriam
gradualmente configuradas com sistema operacional GNU/Linux, e que
particularmente foi escolhida a distribuição Conectiva 8.

Nesta aula os alunos tiveram que usar seriamente o DrScheme para
resolver as tarefas propostas pelo Prof. Guilherme.

Temo que não consigamos resolver a situação da configuração dos sistemas
GNU até a próxima segunda dia 02/06, mas possivelmente na semana
seguinte todas as máquinas teriam GNU/Linux.

Gostaria de propor uma discussão a respeito dos programas que seriam
interessantes incluir nas instalações do LIICT. Os seguintes programas
já foram instalados:

GNU EMACS
GNU CLISP
DrScheme
Mozilla, Galeon, Konqueror, lynx
Spice
GNUPLOT
OCTAVE
GNOME, KDE, Icewm, WindowMaker
OpenOffice 1.0
teTeX e associados
gedit
gnumeric
gnomba (samba)
gnozip
mgp (apresentações)
qcad

Infelizmente não vai ser possível instalar (desta vez) tudo que poderia
ser útil pois tem-se disponível apenas 1,5 a 1,6 GB

Outra coisa que gostaria de comentar é que não fiz a pesquisa que
estávamos discutindo algumas mensagens atrás, pois acho que poderíamos
obter muito mais informação se fosse feito um  questionário em papel com
espaços para escrever.

Eu havia inicialmente sugerido para discussão as seguintes perguntas:

 > - Quantos não tem computador em casa
 > - Quantos usam/usaram sistemas operacionais diferentes do windows
 > - Quantos conhecem Linux
 > - Quantos conhecem GNU
 > - Quantos ouviram falar de Software Livre
 > - Quantos ouviram falar de OpenSource
 > - Quantos gostariam de usar GNU/Linux na disciplina
 > - Quantos gostariam de usar Windows na disciplina

O Luciano, em resposta, sugeriu que as perguntas escolhidas fossem:
 > - quantos possuem computador em casa
 > - quais os SO que utilizam/utilizaram
 > - sabem o que eh software livre
 > - quantos gostariam de usar software livre nas diversas disciplinas
 > cursadas

Gostaria que mais pessoas opinassem sobre que informações seriam
interessantes ser obtidas desta primeira experiência.

Além destas informações precisamos obter mais informações sobre o uso de
software livre na UFSC, bem como dos acordos que podem existir com IBM e
  Microsoft para o fornecimento de software proprietário.

Estas informações são muito importantes para diagnóstico do uso de
software livre na UFSC e servirão para melhorar as estratégias do nosso
grupo.

Resumindo, gostaria que este email fizesse sugir duas linhas de discussão:

1- Quais programas instalar nas máquinas usadas para graduação?
(investigação dentro do nosso conhecimento, o projeto Graduação Livre
vai responder esta pergunta no longo prazo).

2- Questionário para os alunos de Fundamentos da Estrutura da Informação.

3- O que fazer para obter as informações de uso de software livre na
UFSC? (problema: a maioria das pessoas não sabe identificar corretamente
software livre)

Para terminar sugiro que criemos uma seção na página do GUFSC chamada,
por exemplo, de ``Testemunhos'', onde nossos colegas falam de seu
trabalho e o uso de software livre. Como exemplo, o caso do LabPlan
poderia ser um testemunho do uso de software livre em pesquisa de ponta.
(Não é uma indireta para que seja feito este, foi só um exemplo ;-)

Fiquei supreendido quando estive conversando com o Fernando Roxo da
Conectiva, que me disse como uma novidade no Brasil a pesquisa com
clusters no oeste catarinense quando na UFSC isto já vem sendo feito a
muito tempo.

Era isto.

!Pra frente BRASIL!

[]'s