[GUFSC] [Fwd: Liberdade de opção?]

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Sat, 15 Jun 2002 09:54:22 +0000

> 'A notícia que o CNPq só receberá propostas pela Internet talvez não
> seja para o bem de todos. Os usuários de sistemas operacionais baseados
> em Software Livre (http://www.fsf.org/home.pt.html), tais como o [GNU/]Linux e
> o Free BSD entre outros, não terão essa oportunidade de entregar
> propostas pela Internet porque o software fornecido pelo CNPq funciona
> exclusivamente com um sistema operacional proprietário, o Windows, em
> suas várias versões.

Ouvi dizer que tudo pode ser feito pela web, então caso as instituições
de pesquisa tenham acesso à internet e as páginas do CNPq sejam
visualizáveis em navegadores livres, o problema não existe.

> O software livre (livre no sentido de liberdade) tem seu código fonte
> aberto e qualquer um pode modificar e melhorar um aplicativo, em
> contraste com o software proprietário que tem seu código fechado.

Código aberto não é a mesma coisa que software livre. O acesso ao código
fonte de um programa é pré-requisito de duas das quatro liberdades que
definem software livre. O sentido de liberdade é independente do código.
Outra coisa é que nem todo software proprietário tem código fechado.
Solaris é um exemplo; você pode conseguir os arquivos fonte, mas você
não pode exercer as 4 liberdades.

Que eu saiba, especificamente o Currículo Lattes (que parece que foi
feito pela Eng. Produção da UFSC) agora tem um arquivo de saída XML.
Logo talvez não seja tão difícil fazer outro aplicativo que gere este
arquivo para outros sistemas operacionais.

Att.

Ricardo.