[GUFSC] CNPQ Informes - Política de Ado ção de Software Livre

Ricardo Grutzmacher grutz@terra.com.br
Mon, 29 Jul 2002 13:38:13 -0300

> Com a mesma filosofia, o CNPq promoverá a formação de grupo temático
> para tratar do emprego de software livre no âmbito da Plataforma Lattes.
> Tal iniciativa deverá estabelecer uma comunidade, cujo nome proposto é
> "Comunidade L2L" (Lattes para Linux),

Acho isto ruim. Dá a entender que estará sendo produzido um software
específico para GNU/Linux. Kylix é bom para isto ;-P
O CNPq não vai diminuir custos com isto.

A melhor solução seria programar um Lattes livre numa linguagem portável
e que tenha compiladores/interpretadores livres, assim a iniciativa
deveria se chamar ``Comunidade L2SL'' (Lattes para Software Livre) cujo
objetivo é produzir um Lattes portável que funcione nos sistemas
operacionais livres que utilizamos.

Conseguida a primeira vitória acho que poderíamos pedir agora ao CNPq
que economize dinheiro fazendo o Lattes ser portável e livre.
Assim eles não gastarão muito ao tentar fazer o Lattes funcionar em
outros sistemas operacionais além de poderem receber ajuda da comunidade
de usuários para esta tarefas. (Tudo pelo baixo custo e alta qualidade).
Me parece uma dica bem racional que mereceria a atenção do CNPq.

Sds.

Ricardo.