[GUFSC] Re: Programação de Agosto - Setembro 2002

Ricardo Grützmacher grutz@terra.com.br
Fri, 12 Jul 2002 22:07:03 -0300

Você não odeia receber documentos do Word em mensagens de e-mail? Anexos
do Word não são apenas desagradáveis, mas ainda pior, eles impedem que
as pessoas mudem para software livre. Talvez nós possamos parar com este
costume com um pequeno esforço coletivo. Tudo o que nós temos que fazer
é pedir a cada pessoa que nos enviar em anexo um documento do Word que
reconsidere este modo de proceder.

Assim começa um texto muito interessante da FSF:

http://www.gnu.org/philosophy/no-word-attachments.pt.html

Ele recomenda que cada um de nós crie uma mensagem personalizada para
ser mandada sempre que alguém enviar um .doc para você.

Sugere-se algo como:

Você enviou o anexo no formato do Microsoft Word, um formato secreto e
proprietário, por isso eu não posso lê-lo. Se você me enviar texto puro,
HTML, ou PDF, então eu serei capaz de ler.

Enviar para outras pessoas documentos no formato do Word tem efeitos
negativos, porque esta prática coloca pressão sob elas para usar o
software da Microsoft. Em efeito, você se torna um capanga do monopólio
da Microsoft. Este problema em específico é um dos maiores obstáculos à
adoção em larga escala do GNU/Linux. Você poderia reconsiderar o uso do
formato do Word em sua comunicação com outras pessoas?

Daí é só dar um reply com esta mensagem toda a vez que recebermos um
.doc, acho válido incluir na personalização desta mensagem a informação
de que um .rtf é desejável e todo editor lê e gera RTF.

Att.

Ricardo.