[GUFSC] PALESTRAS

aguinaldo aguinaldo@wanadoo.fr
Mon, 8 Jul 2002 09:23:46 -0300

Eu estou temporariamente na França, e talvez tenha perdido algum mail, mas
não ficou claro se esta proposta de palestras surgiu na reunião de sexta.
Acho que é preciso algum tipo de coordenação para organizar os reultados da
discussão e informar os membros da lista que não estiveram na reunião, sobre
os resultados.
   Verifiquei no mail que o André está propondo uma palestra sobre o Lyx. Eu
pergunto se não seria melhor uma palestra sobre Latex. Acredito que um dos
grandes problemas que temos para a migração para software livre é justamente
a questão de processamento de texto. A grande maioria dos professores e
alunos usa Word para escrever artigos e outros textos científicos. A
alternativa é o Latex, mas a cultura do Latex é muito restrita na nossa
universidade e muitos consideram o Latex "di'ficil". Eu pessoalmente não sou
entusiasta dos software que usam uma camada intermediária para acessar o
Latex. O produto original é de uma tal qualidade e flexibilidade, que não
vejo porque usar o Lyx. Mas talvez no caso de algumas aplicações se
justifique usar um software mais "fácil". A revista Gnu/Linux Magazine
France está publicando uma série muito boa de introdução ao Latex, embora
apenas 3 artigos tenham sido publicados até agora. Acredito que os artigos
estão disponíveis na página deles www.linuxmag-france.org .  Além de um
mini-curso do Latex, seria importante termos referências sobre Latex
acessíveis, p.ex. indicando à biblioteca a aquisição de livros como o do
Lamport, o Latex Companion, o Latex Graphics Companion e o Latex Internet
Companion, além da divulgação dos numerosos sites.

Abraços

Aguinaldo