[GUFSC] adicionando HD "escravo" no debian

Rafael Machado Casali gufsc@das.ufsc.br
Wed, 11 Dec 2002 17:25:45 -0500

Caro Alexandre

On Tue, Dec 10, 2002 at 03:31:51PM -0200, Alexandre Campos wrote:
> Duas perguntas sobre o super 486/100 rodando o Debian:
>
> 1.
>
> O sistema está instalado no hda com uma partição swap e uma ext2 e
> quero adicionar um HD escravo. Depois de criar um diretorio
>    /escravo (no root), faço o fdisk:
>
> fdisk /dev/hdb
>
> e o deixei com uma so partição de tipo "linux" (não ext2 ou elas são a
> mesma coisa ?) , não "bootable", nada de "flags" nem de "labels", na
> sequência tentei montar:
>
> mount -t ext2 /dev/hdb /escravo

Qual partiçao do hdb vc quer acessar ?
   mount -t ext2 /dev/hdb1 /escravo

> mas o sistema acusa quen não pode encontrar o filesystem ext2 no dev
> IDE0, ou que o mount tem um tipo de fs, opção ou superbloco errado ou
> que existem muitos file systems montados.
>
> 2.
>
> Dado que precisei da conexão "slave" do "flat cable" para conectar o
> segundo HD, tive que soltar o CDROM, mas na placa de som Sound Blaster
> 16 (já configurada) existe uma saída IDE, mas não sei como fazer a
> montagen do CDROM nesta nova IDE, dado que na inicialização o sistema
> não detecta o CDROM embora detecta a placa de som.

Acho que o cdrom deve estar em /dev/hde, pois este seria correpondente a
uma terceira controladora ide... Mas, primeiro eu olharia quais hds o
debian detectou:
   dmsg | grep hd
Caso nao tenha detectado tres hd's: hda (master), hdb (secundario), hd[c-z]
(cdrom))... Teria configurar no braço o controla da placa que ficaria te
devendo...

> alexandre
> --
>      "Let not sin therefore reign in your mortal body, that
>       ye should obey it in the lusts thereof."
>                                    Romans 6:12

Casali

   "Do not worry about your difficulties in mathematics;
       I can assure you that mine are still greater."
                                                        Albert Einstein
  Rafael Machado Casali					rmcasali@mtm.ufsc.br

                 /"\
                 \ /  CAMPANHA DA FITA ASCII - CONTRA MAIL HTML
                  X   ASCII RIBBON CAMPAIGN - AGAINST HTML MAIL
                 / \