[GUFSC] nova distro Linux brasileira, q vergonha.

Rafael R Obelheiro gufsc@das.ufsc.br
Tue, 10 Dec 2002 14:35:25 -0200

Oi Emerson,

On Tue, Dec 10, 2002 at 01:51:00PM -0200, Emerson Ribeiro de Mello wrote:

> [...]
> como a Conectiva, mas as semelhanças acabam por ai.
>
> Pelo que vi, a Luminux conseguiu piorar algo que vem melhorando há tempos.
>
> Parece que ela transformou um GNU/Linux em um Win95.
>
> Algumas características:
>
> - Gerenciador de janelas: Blanes (www.blanes.com.br) (Brasileira tbm, bom
> foi um "puxadinho" que os brasileiros fizeram na QVWM, mas parece que isso
> é o melhor desse Luminux)
>  - No momento da instalação todo o disco é formatado (isso mesmo, adeus
> outro SO q vc tenha na maquina), mas ela permite que instale novamente o

Patetico (1)

> - Detecta quase todos os hardwares na instalação, inclusive winmodems.
> - Os terminais de texto foram retirados (nem dá pra usar CTRL+ALT+F1),

Patetico (2)

> isso foi feito para aumentar a segurança...tsc...tsc.

Como se isso tivesse a ver com seguranca...

> - Xterm, rxvt tbm foram removidos, só é possível mexer no sistema através
> do painel de controle Luminux.(ótimo isso, né? )

Patetico (3)

> - O sistema sempre reiniciará depois que um novo software for instalado.
> (isso aqui copiaram na cara dura do Windows ) :p

Patetico (4)

> - O OpenOffice foi modificado para melhor atender o Luminux, agora o
> Writer se chama Lumi-writer, bem como o Lumi-calc, Lumi-Draw, etc... (q
> gozação, não creio nisso)

Patetico (5)

> - O sistema sempre estará rodando com o ususário "root". Esquece o papo de

Patetico (6)

> multiusuários e tudo mais. (ótimo pra segurança, né?).

Excelente.

> E o melhor de todos:
>
> A licença de uso é pessoal e instraferível, sendo que a instalação só pode
> ser feita em uma única máquina.

Patetico (7)

> Po....isso aqui me deixou muito confuso. Como os caras podem fazer isso ?
> Com certeza no meio do Luminux deles tem coisa sob a GPL. É possível isso?
> Fechar e vender ?

Depende. A GPL nao dispoe sobre comercializacao, apenas sobre acesso
ao codigo fonte. Quanto a isso, eles podem fechar o que eles mesmos
desenvolveram do zero. Em relacao a modificacoes em softwares ja'
existentes, a obrigatoriedade de disponibilizar os fontes das
modificacoes depende da licenca especifica do software modificado: se
for a GPL, o fonte deve ser disponibilizado. Outras licencas nao
exigem isso.

> Entrei no FAQ deles e olha oq estava lá:
>
> P: Posso fazer o download do Luminux no site?
> R: Não, estaremos disponibilizando apenas o código fonte dos componentes
> GNU (GPL) inclusos no Luminux.
>

> Isso é o cúmulo.
>
> Ah, o preço é barato, R$ 90,00. Quem vai querer ae ? To pensando em
> comprar 10 caixas... :)

Esses nao sao os primeiros e nem serao os ultimos "espertos" a tentar
tirar proveito do software livre para obter lucro facil (pena que sao
nossos compatriotas). A arma contra esse tipo de iniciativa e' a mesma
que vem sendo usada ha' anos para por em xeque outros softwares
proprietarios e promover o SL, ou seja, o empenho das pessoas mais
informadas em divulgar o que acreditam ser melhor.

Eu, pessoalmente, duvido que eles tenham muito sucesso na empreitada.

Um abraco,
Rafael.