[GUFSC] ports do FreeBSD pode? funcionar no OpenBSD

Ricardo Grützmacher gufsc@das.ufsc.br
Wed, 04 Dec 2002 18:24:08 -0200

> Não estou dizendo com relação a falhas de segurança e sim falhas na
> aplicação.

Não era disso que eu estava falando mas é interessante falar sobre isto
também.

> [...]
> uma Stored Procedure como deve ser programada, abusando de todo o
> potencial deste grande recurso existentes nos BD relacionais. Lá pelas
> tantas ela descobre o comando: inc(10) retorna erro, coisa que não era
> para acontecer, pois é uma função padrão que funciona em qq BD.
>
> Então a empresa comunica a Oracle, esta irá procurar investigar pq somente
> com aquele empresa deu esse problema, vai ver o hardware, a versão do BD,
> a rotina q estava sendo executada, a carga do sistema no momento do erro,
> enfim...tudo oq pode ter propriciado tal falha.

Isto no caso hipotético da empresa que estiver reclamande ser a GE ou a
Nasa. Todos sabemos como as empresas de SP tipicamente tratam os
usuários ``menores'' (menos de bilhões de dólares).

> Achada uma solução para tal problema, esta disponibiliza a correção, envia
> para a empresa a qual descobriu, claro, essa empresa teve que esperar um
> tempo até a solução aparecer.

Não necessariamente vai resolver o problema das outras empresas pois
elas podem estar usando versões diferentes do software da ORACLE.
Exemplo a GE usa a versão X e descobriu um bug. A ORACLE corrigiu o bug
para versão X (por razões óbvias ela não vai corrigir para todas as
versões). Depois de um tempo aparece uma empresa bu.ufsc que achou o
mesmo problema só que na versão Y (versão anterior) pois não tem
dinheiro para comprar a versão da moda. O que você acha que a ORACLE vai
fazer? O que você faria? Gastaria tempo de desenvolvimento para corrigir
um bug numa versão velha? (Estou falando de um bug que nunca niguém viu
antes não um bug trivial que certamente outros usuários teriam
enfrentado, mas que por acaso foi corrigido numa versão mais nova.)

At.Ricardo.