[GUFSC] Re: [GUFSC] E aí pessoal....

grutz grutz@terra.com.br
Thu, 22 Aug 2002 00:39:44 -0300

>   Acho que desmontar a rede com terminais gráficos seria perder o que
> considero um dos maiores trunfos do GNU/Linux, q eh levar o desktop
> personalizado pra onde o usuário estiver e centralizar todas as
> configuraçoes, manutençoes(em software) e atualizaçoes numa única máquina ou
> várias com processamento distribuido(Cluster), que eu acho ser o caso do
> LabGrad

Isto que você chama de ``trunfo do GNU/Linux'' nada mais é do que o
design milenar do UNIX + X.

Nunca foi preciso (desde o X) um serviço de terminal gráfico burro
remoto para que o desktop personalizado do usuário estivesse
disponível em qualquer máquina. Isto até o bugWindows tem.

Com relação às configurações também é mais fácil com UNIX, pois você
só altera os parâmetros globais dos programas e está feito.

Infelizmente ocorreram involuções como o StarOffice que não segue o
design UNIX. Ao menos agora está sendo acochanbrado pelo
OpenOffice.org para se adaptar melhor ao estilo UNIX.

Serviço de terminal burro não é uma boa alternativa para estes
propósitos, ela geralmente é usado quando a máquina local não é
adequada para rodar o software, o que não é o caso.

As instalações GNU/Linux do LabGrad são inutilizáveis!
Vá lá tentar mexer.
(Tenha em mente que você é um dos usuários que sabe mexer com UNIX!)

At.

Ricardo.