[GUFSC] gnuplot

Ricardo Grutzmacher grutz@terra.com.br
Wed, 14 Aug 2002 17:23:02 -0300

Daniel Martins wrote:
> Se eu pedir que os estudantes facam graficos de seus resultados usando
> o gnuplot  e caso eu queira que eles me repassem estes dados e nao
> apenas o eps ou  qq outra coisa gerado por um
>
> set term
>
> dentro gnuplot
>
> Como eu poderia exigir que eles me enviem os resultados (por e-mail
> por exemplo) de forma que possa reproduzir e edita-los posteriormente
> gerando em algum outro term?

Entendo que você está querendo receber a receita de construção do gráfico.

Vejo duas maneiras:

A primeira seria pedir para os alunos que quando eles chegarem ao
gráfico desejado que digitem algo como:

gnuplot> save "grafico1_joazinho.gnuplot"

este comando salva todo o ambiente do GNUPLOT (mais do que o aluno
definiu). Entretanto esta maneira pode ser mais demorada para você.
Mesmo assim acho que é a mais adequada!

Para carregar o ambiente posteriormente:

gnuplot> load "grafico3_zezinho.gnuplot"

A outra maneira é a que eu uso para construir meus gráficos. Editando
sempre direto um arquivo de comandos para o GNUPLOT como por exemplo
dentro do EMACS. Daí e arquivo mais enxuto, só com os comandos que
interessam.
Esta maneira pode ser mais simples para você, mas é mais difícil para
alunos que não estejam familiarizados com a tarefa.

OBS: Caso o gráfico venha a partir de uma tabela de dados, esta tabela
precisa ser enviada junto.