[GUFSC] Como gerar 2 páginas em 1 usando arquiv o ps com figuras ?

Daniel Martins Daniel Martins <dmartins@das.ufsc.br>
Tue, 13 Aug 2002 18:12:58 -0300

Uma dica que tinah anotado ha algum tempo e repasso a vcs

Pode dar alguma luz para o caso do Andre

>     Eu gostaria de criar uma brochura em formato A5 (obviamente com
 >     folhas A4). Existe algum pacote que me auxilie nisto?

Eu costumo usar o pstops ou o mpage para fazer isso. Gero o PostScript
normalmente para folhas A4 e aplico o mpage ou o pstops para conseguir
colocar 4 paginas por folha.

Com o pstops:
- frente:
  pstops "'4:-3L@.7(21cm,0)+0L@.7(21cm,14.85cm)'" arq.ps arqfrente.ps

- verso:
  pstops "'4:1L@.7(21cm,0)+-2L@.7(21cm,14.85cm)'" arq.ps arqverso.ps

Com o mpage:
- frente:
  mpage -O -o -b A4 arq.ps > arqfrente.ps

- verso:
  mpage -E -o -b A4 arq.ps > arqverso.ps

Com o pstops as paginas sao ordenadas de forma que as folhas possam
ser encaixadas sob forma de ``gibi''. Com o mpage as paginas ficam em
ordem tal que as folhas A4 deve ser dobradas e empilhadas.