[GUFSC] Re: [GUFSC] discussõesc do ultimo café

grutz grutz@terra.com.br
Mon, 5 Aug 2002 01:09:27 -0300

> 3.Decidimos fazer um levantamento de quais os softwares estão
> sendo usados pelos professores do CTC. A idéia é que a
> pesquisa alcance TODOS os professores, labotatórios , etc...
> dentro do CTC. Eu me dipuz a verificar os profs da computação,
> Será que o Luciano
> poderia ir colocando isso na página? Tipo... as informações que
> levantarmos  vamospassando para a lista e ele põe na página... sei l
> á.. é uma idéia.

Isso, usamos a lista para arquivar as parciais e na medida em que o
(s) responsável(eis) pela página tiverem tempo, eles vão
confecionando as páginas certinho.

Isto pode ser facilitado com o WikiWiki!

> 6.Discutimos também sobre a possibilidae de confeccionar
> uma faixa do GUFSC com um convite para as reuniões do café
> com Linux, mas não chegamos a definir responsáveis ou até
> se fariamos mesmo.

O que acho que é consenso é que o depto de marketing está péssimo.
Vamos fazer muito mais propaganda (e com muita antecedência) sobre o
próximo café. Mandando emails diretamente para professores e lista de
discussões.

> 7.Chegamos a falar algo sobre montarmos um stand com alguns
> micros ligados a rede para demonstração de softwares livres,
> particulamente acho a idéia interessante.

Talvez um eforço necessário para consertar o estrago feito pelas
instalações problemáticas de SL no LabGrad.

> 8.Os cds com softwares livres para Windows...Acho que seria
> interessante unir a idéia do stand a distribuição dos cds...

A divulgação e distribuição do CD deve ser a mais ampla possível.
Temos uma comunidade universitária de quantas pessoas? 20 mil? 40
mil? ;-)

Tem três coisas que eu gostaria de acrescentar:

1- Idéias sobre que feedback queremos dos alunos de Graduação Livre.
   Estarei pensando num questionário para passar para os alunos da
disciplina de Fundamentos da Estrutura da Informação - 2a. Fase -
Eng. de Controle e Automação. Gostaria de receber sugestões de
perguntas a serem feitas.

2- Com relação do LabGrad e ao LIICT acho que deveríamos fazer uma
busca na internet sobre inicitivas que possam fornecer algumas dicas
para nossos objetivos. Acredito que o Projeto Rede Escolar Livre pode
ser uma boa fonte de experiências com relação ao uso de software
livre em ambientes acadêmicos (mesmo que focado em ensino fundamental
e médio).
http://www.redeescolarlivre.rs.gov.br/index.html

A univates também deve poder fornecer informações a respeito de como
eles resolveram os problemas deles na universidade.

3- Gostaria que se discutisse na lista a elaboração de uma apostila
para os cursos de GNU/Linux que o GUFSC pretende dar.
Podemos entrar em contato com o projeto oficinas para ver o que já
existe e melhorar. (Eu particularmente acho que deixa muito a desejar
o conteúdo do material deles.)

Aproveito para convidar o colega que já tem um curso de LaTeX pronto
a se manifestar na lista para viabilizar um curso de LaTeX também!

Era isto.
Ricardo.